Evento

Dia do Quadrinho Nacional

Dia 30 de janeiro comemoramos o Dia do Quadrinho Nacional no Brasil, mas você sabe por quê?

A Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do estado de São Paulo (AQC) criou essa celebração em 1984, juntamente com o Prêmio Angelo Agostini, como forma de valorizar nossos quadrinhos. A data foi escolhida em homenagem a tira As Aventuras de Nhô Quim, publicada pela revista Vida Fluminense em 30 de janeiro de 1869. Criada por Angelo Agostini, esta é considerada a primeira história em quadrinhos brasileira.

Já se passaram 142 anos e o que temos acompanhado é um mercado que se reinventa e se esforça para manter-se atuante. Nas últimas décadas, temos visto o surgimento de editoras focadas em HQs nacionais autorais e selos independentes especializados e as novas formas de financiamento tiveram um papel muito importante nessa movimentação do mercado. As plataformas de financiamento coletivo e editais públicos de apoio a criação e publicação de quadrinhos contribuíram para que muitas obras fossem lançadas.

O problema é que, mesmo atingindo reconhecimento internacional, o quadrinho nacional ainda encontra muitas dificuldades para atingir o grande público. O quadrinista brasileiro ainda tem dificuldade para viver de sua arte.

Está na hora de tentarmos entender o que podemos mudar para que nosso mercado possa se fortalecer e crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *